Civil Imobiliário

INÍCIO | CIVIL IMOBILIÁRIO

É fundamental a elaboração de contratos imobiliários que envolvam imóveis. Por isso, é importante entender quais cláusulas são  exigidas e quais são os outros requisitos visando o cumprimento do contrato.

Se trata de um documento que registra, formalmente, a negociação entre locatário e o locador. Isso permite o uso do imóvel dentro de um período delimitado mediante o pagamento de aluguel.


É uma das chamadas para ações locatícias, sendo utilizada quando o locador deseja retomar a posse do imóvel locado, caso haja injusta resistência do inquilino em permanecer no imóvel

Tem o objetivo de legalizar construções, que foram erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações. As irregularidades são decorrentes de infrações dadas em relação aos recuos e ao uso do imóvel, mas que quando são regularizadas tiram o imóvel da clandestinidade.

A tutela ocorre quando há reconhecimento da incapacidade do interditando para os atos da vida civil, corroborando a curatela, o qual é um documento responsável por estabelecer quem será o responsável pelo interditado e quais atos ele poderá e não poderá praticar.

As ações possessórias objetificam assegurar a posse, independente do direito real que foi responsável pela sua causa. São consideradas ações possessórias: as ações de reintegração, de manutenção e o interdito proibitório

Responsável por tornar uma pessoa proprietária de um bem móvel ou um imóvel quando não há manifestação do proprietário original por um longe tempo

Famílias são famílias.

A família instituição foi substituída pela família instrumento, que nas palavras de Maria Berenice Dias “existe e contribui tanto para o desenvolvimento da personalidade de seus integrantes, como para o crescimento e formação da própria sociedade, justificando, com isso, a sua proteção pelo Estado”.

União Poliafetivas

União conjugal composta por mais de duas pessoas, estabelecendo uma relação amorosa, consensual e igualitária entre seus integrantes.

União LGBTQIA+

União estável homoafetiva entre duas pessoas do mesmo sexo e que pode ser oficializada mediante registro em cartório, tabelionato ou contrato particular.